História do Brilho


Brilham as águas da Bahia
por Juarez Duarte Bomfim

     Esta é uma história construída com muita dedicação, amor e compromisso com a espiritualidade: a trajetória do Brilho das Águas em Salvador, na Bahia. Desde a sua gênese até os dias atuais.

      No ano de 1999 — limiar para o século XXI — chega à Bahia a Doutrina do Santo Daime, fundada pelo Mestre Raimundo Irineu Serra e explandida para o mundo todo pelo Padrinho Sebastião Mota de Melo, vinda lá da floresta amazônica.

     A Doutrina do Santo Daime é uma doutrina espírita cristã, que faz uso da bebida Daime (ayahuasca) nos seus rituais religiosos — uso autorizado pelo governo brasileiro.

     A missão de trazer a santa luz do Daime para as terras baianas foi assumida pelo antropólogo Edward MacRae, que generosamente cedeu o espaço da sua residência, na Estrada de São Lázaro, para a realização das primeiras sessões de Daime, em Salvador, com a execução do Hinário de Cura do Padrinho Sebastião, nestes primeiros encontros.

     Nesta época, retorna a sua cidade natal a jovem Catarina Knoedt, puxadora de hinários do Santo Daime, e se integra aos trabalhos — o que será uma grande força para a pequena irmandade que se estruturava.

     Acontecem os primeiros fardamentos, dentre estes o fardamento do irmão Flavio Fucs, e a realização dos primeiros Hinários bailados.

     No ano de 2000 o comando (coordenação) do Brilho das Águas é transferido para o antropólogo Marcos Luciano, e o Brilho das Águas passa a realizar as suas sessões religiosas em espaços cedidos ou alugados de Salvador e Região Metropolitana.

     A irmandade vai se consolidando, fardamentos se realizando, os irmãos recebendo os seus hinários, e são instituídas com regularidade as duas sessões mensais de Concentração e os Hinários bailados nas datas comemorativas da cristandade (Dia de Reis, São João, Virgem da Conceição, Natal etc.).

     Os músicos que passaram pelo Brilho das Águas deram a grande contribuição de embelezar os festejos comemorativos (Hinários) e as Concentrações realizadas.

     Por imperativo acadêmico, o irmão Marcos Luciano se afasta do grupo e o comando do Brilho das Águas é transmitido à psicóloga Flora Paranhos. A situação do grupo segue igual: novos fardamentos, cumprimento do calendário de Concentrações e a realização dos Hinários bailados nos dias santos — tudo isso em locais cedidos ou alugados pela irmandade.

     Digno de registro é a recepção que a irmandade do Brilho das Águas promoveu à Comitiva Alex Polari e família, no ano de 2002 — com um grande número de participantes e a presença de delegações do Nordeste brasileiro.

     Ainda em 2002 ocorre o afastamento da irmã Flora Paranhos e o comando do grupo é assumido pelo psicólogo Flavio Fucs.

     Neste ano o Brilho das Águas se estabelece em um local fixo, no Sítio São João, no litoral Norte baiano, com o estabelecimento de um contrato de locação com o proprietário do lugar, o irmão José Olímpio.

     O esforço anônimo de muitos irmãos permite ao Brilho das Águas erguer um espaçoso templo naquela localidade, que passa a abrigar os rituais religiosos da Doutrina do Santo Daime.

     No ano de 2006 o irmão Flavio Fucs solicita afastamento da função de comandante do Brilho das Águas e assume a coordenação dos trabalhos a irmã Catarina Knoedt, que permanece nesta função até os dias de hoje.

     Alguns importantes registros deste último período: nos anos de 2008, 2009 e 2010 o Brilho das Águas recebe, com toda a honra, a Comitiva Luiz Mendes em Salvador.

     Nestas oportunidades foram realizados batizados, casamentos, festivos hinários, concentrações e hinários de cura, em confraternizações que adquiriram caráter nacional, dado o número e origem dos participantes.

     Nos anos de 2008 e 2009 o Brilho das Águas promoveu dois Feitios de Daime — o ritual de elaboração desta sagrada bebida de poderes inacreditáveis. Para isto, foi construída uma Casa de Feitio no Sítio São João, com local de bateção, fornalhas e toda a infraestrutura necessária.

     Estes feitios foram dois significativos eventos que marcaram a consolidação da irmandade baiana.

     No segundo semestre de 2010 é rompido o contrato de locação do Sítio São João, no qual o Brilho das Águas sediava os seus trabalhos desde 2002, e começa uma nova etapa na vida desta valorosa irmandade: a busca de uma sede própria para a realização dos trabalhos espirituais com o Santo Daime.

     Com esforço, dedicação, participação e colaboração de muitos, é adquirida ainda no ano de 2010 uma Chácara no Distrito de Amado Bahia, município de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, onde desde então são realizados os trabalhos espirituais com o Santo Daime desta prestimosa irmandade – o Brilho das Águas.

     Neste novo espaço, a irmandade do Brilho das Águas está de braços abertos para receber a “todos que chegar” e “doutrinar o mundo inteiro” no caminho da felicidade, da paz e do amor ao próximo e do amor a Deus.