Ritual

      O trabalho que a irmandade do Centro Espiritualista Brilho das Águas Claras desenvolve é de cunho espiritual, no qual se consagra a bebida do Santo Daime. Este sacramento, dentro do contexto religioso, torna-se veículo promotor de uma expansão da consciência individual promovendo o encontro com o EU superior presente em cada ser, oferecendo um aprofundamento àqueles que desejam experimentar o caminho do auto-conhecimento e se religar com o poder superior.

      Por tudo isso é de extrema importância que aquele que deseje participar de um trabalho da doutrina, quer seja visitando pela primeira vez, quer seja membro de outro centro tenha acesso às seguintes informações sobre os objetivos e preparação recomendada.


Trabalhos

      Na doutrina do Santo Daime o maior símbolo da realização do trabalho espiritual se concentra no salão. Este é o espaço sagrado onde através dos cânticos dos hinos louvamos a Deus e a todos os seres divinos. Deve por isso ser zelado e respeitado por todos de acordo com o propósito espiritual a que ele se destina.

      A Corrente, por sua vez, é a força espiritual do trabalho empreendida por cada membro ali presente para que a comunhão com o sacramento alcance a elevação espiritual. A firmeza da corrente se relaciona diretamente com a firmeza de consciência de cada participante e na obediência às regras do trabalho.

  • Concentração
        Os trabalhos de concentração fazem parte do calendário oficial e devem ser realizados todo dia 15 e 30 de cada mês. Por sua característica mais introspectiva, é neste trabalho que vamos buscar, através do silêncio, uma maior clareza a aproximação do nosso EU superior. Na concentração treinamos a atenção e a introspecção, para que a mente ao invés de se tomar um foco de distração, seja um instrumento útil a serviço do trabalho espiritual.
         O trabalho inicia-se com a apresentação da oração do Padrinho Sebastião e encerra-se, após algumas horas de concentração, com o cruzeirinho do Mestre Irineu. Tende a ter uma duração mais curta, o que possibilita um melhor acolhimento para quem está visitando pela primeira vez a doutrina.

      • Bailado (hinário)
            Os trabalhos do calendário oficial do ano daimista são celebrados com a apresentação dos hinários acompanhados do bailado. O bailado se apresenta em três tipos básicos: valsa, marcha e mazurca e inicia-se após a primeira estrofe do hino, a partir do movimento do comandante que dá o primeiro passo à esquerda. Estes trabalhos tendem a ser de maior duração e exigem uma entrega devocional mais profunda.

        • Cura
             Refere-se àquele trabalho no qual se busca um socorro espiritual para males físicos, emocionais e espirituais que entravam o exercício de uma vida saudável e plena. Pode ser realizado em benefício de algum enfermo particular ou ao coletivo não apenas da corrente como também de todos aqueles, encarnados e/ou desencarnados, que sofrem e que buscam maior esclarecimento sobre seus padrões que o aprisionam. 

          • São Miguel
                Este é um trabalho de cura e de limpeza espiritual que se destina a todos da corrente. Obedece a uma estrutura e os objetivos de um trabalho de cura, porém aprofunda invocando os seres de ascensão espiritual tais como os anjos e arcanjos para auxiliarem na efetivação da cura ali pretendida. Neste trabalho, como em todos que obedecem ao propósito de cura, é exigido da corrente intensa concentração e atenção no objetivo do trabalho para que os doentes possam se entregar com toda a confiança no esclarecimento espiritual de suas visões sobre a doença, a compreensão das suas causas kármicas e às transformações exigidas para que a cura possa ocorrer e se manter. Neste trabalho os médiuns durante a sessão ficam a serviço da caridade oferecendo o auxilio de suas guianças em atenção aos necessitados.

            • Feitio
                 O feitio é sem dúvida o trabalho de maior reverência dentro da doutrina. É durante este processo que é produzido o sacramento que será consumido ao longo dos trabalhos do centro. Para além da realização material da bebida sagrada, no feitio estará sendo preparado o alimento espiritual a partir de um processo alquímico no qual cada participante deverá se manter firme em uma vibração mental positiva e harmoniosa.
                  É necessário o mais profundo silêncio e atenção no trabalho que está sendo realizado e uma total disponibilidade às múltiplas tarefas que são exigidas de cada um.
                  O feitor é o responsável tanto pela parte material quanto espiritual do feitio. A ele cabe a responsabilidade pelos graus de apuro do Santo Daime como também a coordenação dos diversos setores de trabalho tanto masculino quanto feminino.
                  Aos homens cabe os serviços de corte e transporte do cipó, raspação, bateção e fornalha. Já as mulheres são responsáveis pela cozinha, coleta e limpeza das folhas e lavagem dos vasilhames. 

              • Santa Missa
                    Este é um ritual realizado em caridade àqueles seres que fizeram a sua passagem para a vida espiritual. É um trabalho oficial realizado em dias indicados e ainda nas primeiras segundas- feiras de todo mês. Em seu caráter de rezas e orações intensas tem como objetivo a emissão de luz e conforto espiritual para aqueles que encontram-se no mundo espiritual. 

                • Fardamento
                      O fardamento é a cerimônia que marca a entrada do associado à doutrina do Mestre Império Juramidã. É um rito que anuncia um compromisso com um Mestre pela luta na sua transformação pessoal, pela maturidade de seus pensamentos, atos e emoções. O fardamento não é um fim, mas a primeira etapa de uma série de graduações rumo ao desenvolvimento da perfeição moral do espírito. É por isso uma confirmação material de um compromisso espiritual.
                      É no fardamento que se entrega a estrela e a consagra em cima do peito sobre as vestes cerimoniais. São condições prévias para se realizar o fardamento:
                     ter participado de pelo menos três trabalhos oficiais (incluindo as Concentrações);
                  ∗  
                  ter conhecimento dos princípios doutrinários, éticos e estatutários tanto do centro local, quanto da doutrina; e
                  ∗  
                  ter seu cadastro aprovado pela diretoria do centro ao qual se afiliou.